quinta-feira, 30, junho, 2022
InícioBrasilSP, Rio e mais capitais avançam na vacinação da covid; veja calendário...

SP, Rio e mais capitais avançam na vacinação da covid; veja calendário – Notícias


A vacinação contra a covid-19 avança, ainda que em ritmo lento, pelo país e a maioria das capitais já iniciou a imunização de adultos com menos de 60 anos sem comorbidades.


A aplicação de fármacos em pessoas fora dos grupos prioritários depende que cada município conclua o atendimento das pessoas com comorbidades e profissionais das áreas da saúde, educação e segurança.


Cada prefeitura determina os grupos e faixas etárias que vai imunizar – abaixo, veja como está o ritmo de imunização em 11 capitais brasileiras.


Até o momento, o Brasil já vacinou 51.502.554 pessoas com a 1ª dose, o que representa 24,32% da população total. Destas, 23.417.559 (11,06%) já receberam a segunda dose e estão com o esquema vacinal completo.



Confira a situação dos principais capitais:


São Paulo (SP)


A cidade de São Paulo começou nesta quarta-feira (9) a vacinar profissionais de educação de 45 e 46 anos. A expectativa é vacinar 17.750 pessoas. Desde a segunda-feira (7), podem ser vacinadas mulheres acima de 18 anos com comorbidades que estejam amamentando (lactantes) e gestantes e puérperas (mulheres que deram à luz até 45 dias após o parto) sem comorbidades. 


Além destas, pessoas com deficiência permanente inscritas no BPC (Benefício de Prestação Continuada), com 18 anos ou mais, e pessoas com comorbidades a partir de 18 anos também podem ser imunizadas. A prefeitura recomenda o preenchimento de um pré-cadastro no site Vacina Já para agilizar o atendimento.





Rio de Janeiro (RJ)





Os postos de saúde do Rio promovem, nesta quarta-feira (9), a vacinação contra covid-19 dos trabalhadores da educação básica de 18 a 42 anos. O grupo inclui profissionais de instituições públicas e privadas da pré-escola, ensino fundamental, ensino médio e creche. 


Os profissionais da educação de 18 a 42 anos que atuam no ensino superior, profissionalizante e cursos serão imunizados no dia 16. É necessário apresentar um contracheque ou declarações das instituições de ensino da cidade do Rio de Janeiro para receber a vacina.


Além dos profissionais de educação, pessoas com 56 anos ou mais também podem ser imunizadas na capital carioca.


Belo Horizonte (MG)


Nesta semana, a prefeitura concentra a vacinação em moradores com idades de 56 a 59 anos; trabalhadores de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos; motoristas e cobradores; e trabalhadores do transporte metroviário e ferroviário.


Hoje, os moradores de BH com 57 anos completos até 30 de junho podem tomar a vacina. Na sexta (11), será a vez de pessoas com 56 anos completos até o final do mês. Na segunda (7), a prefeitura começou a vacinar residentes de 59 anos e, na terça (8), foi a vez de pessoas com 58 anos.


A partir de quinta-feira (10), trabalhadores de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, entre 18 e 59 anos, poderão se imunizar. Também na quinta, motoristas e cobradores de transporte coletivo rodoviário de passageiros, entre 18 e 59 anos, também poderão se vacinar. No mesmo dia, trabalhadores de transporte metroviário e ferroviário, entre 18 e 59 anos, também podem procurar postos de saúde para receber o fármaco e se proteger da covid-19. Clique aqui para ver os locais de vacinação.


Brasília (DF)


Brasília já está vacinando pessoas com 58 anos ou mais sem comorbidades. Para receber a dose, é necessário agendar data e horário no site da Secretaria de Saúde e escolher o ponto de imunização. Profissionais de saúde da rede pública e privada e profissionais de educação, que atuam em creches, também pode ser vacinados.


Além destes grupos, pessoas com comorbidades acima de 18 anos e pessoas com deficiência permanente inscritas no BPC (Benefício de Prestação Continuada), com 18 anos ou mais, também têm direito a receber a 1º dose.


Curitiba (PR)


A Prefeitura de Curitiba vacina nesta quarta-feira (9) professores e profissionais da educação  com 42 anos ou mais. Nesta etapa, estão sendo imunizados somente os profissionais que atuam na educação básica, em creches, CMEIs, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio, ensino profissionalizante e EJA (Educação de Jovens e Adultos).


Além dos profissionais da educação, a capital imuniza hoje pessoas com 57, nascidas entre julho e dezembro, e, na quinta-feira (10), 56 anos completos entre janeiro e junho. Na sexta (10), é a vez de pessoas com 56 anos completos nascidas entre 1º de julho e 31 de dezembro. Para realizar o pré-cadastro exigido pela prefeitura, acesse o site Saúde Já.


Porto Alegre (RS)


A partir desta quarta-feira (9), homens e mulheres com 56 anos ou mais sem comorbidades poderão receber a primeira dose da vacina contra covid-19 na capital gaúcha. O governo também incluiu na campanha de vacinação os profissionais da educação infantil, nível médio e profissionalizante da rede pública e privada.


Além destes novos grupos, pessoas com mais de 18 anos com comorbidades e deficiências permanentes também podem ser imunizadas.


Cuiabá (MT)


Cuiabá já vacina contra a covid-19 pessoas acima de 55 anos sem comorbidades, mas que tenham feito o pré-cadastro no site da prefeitura.


Além destas, pessoas com deficiência permanente inscritas no BPC (Benefício de Prestação Continuada), com 18 anos ou mais, e pessoas com comorbidades a partir de 18 anos também podem ser vacinadas na capital mato-grossense, assim como profissionais da saúde, da assistência social, da educação e das forças de segurança e salvamento.




Fortaleza (CE)





Desde domingo (6), a capital cearense passou a vacinar contra a covid-19 por idade. A aplicação do fármaco é feita por agendamento, em ordem decrescente de idade, de pessoas de 59 anos até chegar aos 18 anos.


A vacinação, que está na 4ª etapa na cidade, já inclui: Forças de Segurança e Salvamento e Forças Armadas; pessoas em situação de rua; população privada de liberdade; funcionários do sistema de privação de liberdade; trabalhadores da educação do ensino básico (creche, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizantes e EJA); e trabalhadores da educação do ensino superior.


A imunização também já está liberada para trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros; trabalhadores de transporte metroviário e ferroviário; trabalhadores de transporte aéreo; trabalhadores de transporte aquaviário; caminhoneiros; trabalhadores portuários; e trabalhadores industriais.


Para fazer o agendamento, o fortalezense deve se cadastrar no sistema da prefeitura. Após a conclusão do preenchimento dos dados, o usuário deve checar o e-mail de confirmação para a finalização dessa etapa. Quem não receber confirmação do cadastro por e-mail precisa ligar para 0800-275-1475 e resolver a questão. Depois, basta acompanhar as listas de agendamento, com nome e local de vacinação, no site da prefeitura.


Salvador (BA)


A capital baiana vacina hoje, no período da tarde, das 13h às 16h, as pessoas com 53 anos nascidas até 31 de dezembro de 1967. Para isso, é necessário estar com o nome na lista e, no ato da vacina, apresentar cartão SUS e documento oficial de identificação com foto.


A prefeitura alerta que os idosos com 60 anos ou mais, que ainda não foram imunizados, podem procurar os postos de vacinação normalmente para serem imunizados. Também nesta quarta-feira (9), os caminhoneiros com carteira da categoria D serão incluídos na vacinação. Podem tomar a vacina os profissionais da categoria de 40 anos ou mais.


A vacinação do grupo vai das 8h às 16h. Para receber a vacina, todos devem estar cadastrados no sistema da SMS (Secretaria Municipal de Saúde).


Belém (PA)


A Sesma (Secretaria Municipal de Saúde) imuniza, nesta quarta-feira (9), pessoas acamadas, trabalhadores da limpeza urbana, catadores de material reciclável, trabalhadores portuários, moradores da Ilha do Combu (grávidas, puérperas e pessoas com comorbidades) e trabalhadores da saúde (segunda dose agendada em hospitais).


Amanhã, é a vez de trabalhadores da saúde e aeroportuários e, na sexta-feira (11), serão vacinados agentes de segurança pública e trabalhadores da educação do ensino fundamental. No sábado (12), prossegue a vacinação dos trabalhadores da educação.


Serão vacinados com a primeira dose os trabalhadores que atuam na educação fundamental das redes pública e privada da capital paraense e será feita a segunda chamada dos profissionais da educação infantil regular ou da educação especial, também nas redes pública e privada do município.


Para receber a vacina, é necessário apresentar RG, CPF, cartão SUS e o comprovante de vínculo com a categoria a que pertence o trabalhador a ser vacinado, conforme definido com os representantes de cada categoria. A prefeitura destaca que também é preciso ter o nome em lista anteriormente emitida. Para a segunda dose, será necessário ainda apresentar o cartão de vacinação.


Manaus (AM)


A partir desta quarta-feira (9), a prefeitura passa a imunizar contra a covid-19 pessoas de 50 a 53 anos, por ordem decrescente de idade. O escalonamento também será por nascimento, uma vez que essa população é maior que a faixa etária anterior (pessoas de 54 a 59 anos).


Vai funcionar assim: hoje, pessoas de 53 anos, nascidas entre janeiro e junho, recebem a primeira dose. Na quinta (10), quem tem 53 anos, nascidas entre julho e dezembro, serão imunizadas. Na sexta-feira (11), começa a vacinação para quem tem 52 anos, nascidas entre janeiro e junho; no sábado (12), pessoas da mesma idade, nascidas de julho a dezembro, recebem o fármaco.


Na segunda-feira (14), serão atendidos os de 51 anos, nascidos entre janeiro e junho, e, na terça-feira (15), nascidos entre julho e dezembro.


Para completar essa faixa de vacinação, na quarta-feira da próxima semana (16), serão imunizados quem tem 50 anos, nascidos entre janeiro e junho, e, na quinta-feira (17), nascidos entre julho e dezembro.


A prefeitura orienta a população de 50 a 53 anos, ainda não cadastrada, a fazer o registro no sistema Imuniza Manaus para facilitar o atendimento nos pontos de vacinação. No ato da vacinação, é necessário apresentar documento de identificação original, com foto, CPF e comprovante de residência (original e cópia) que demonstre que o usuário é morador de Manaus.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Mais Populares