segunda-feira, 27, junho, 2022
InícioBrasilRS confirma transmissão comunitária de variante brasileira - Notícias

RS confirma transmissão comunitária de variante brasileira – Notícias


O Rio Grande do Sul confirmou nesta quarta-feira (3) a transmissão comunitária da variante brasileira do coronavírus, a chamada P1, identificada pela primeira vez em Manaus. A novidade preocupa ainda mais o Estado, que passou de 100%  da ocupação de leitos de UTI, com quase 3 mil pessoas na fila de espera.


Na última terça-feira (2), Rio Grande do Sul também atingiu o maior número de mortes em um único dia, 185. “Toda equipe está no esforço da gente tentar ampliar muito rapidamente leitos clínicos e leitos de UTI e espaços para acolher essas pessoas”, disse Fernando Ritter, diretor de vigilândia em saúde de Porto Alegre.



De acordo com estudos, a variante brasileira que agora está no Rio Grande do Sul é mais contagiosa por ser transmitida muito mais rápido. Pesquisa apontou que 20 pessoas residentes em Porto Alegre tinham e P1.


Ainda conforme a pesquisa, 13 dessas pessoas infectadas não viajaram ou tiveram contato com alguém que tenha saído do Estado. Agora, o estudo confirmou a transmissão comunitário, que é quando não há mais possibilidade de identificar a origem da infecção.


“Essa mudança de perfil nos faz concluir que a disseminação da variante P1 em nosso meio seja um dos fatores principais para essa mudança de taxas e de perfil de pacientes que temos hoje”, disse o infectologista Rodrigo Pires, coordenador da comissão de controle de infeção do Hospital das Clínicas de Porto Alegre.


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Mais Populares