sábado, 2, julho, 2022
InícioTecnologia & CiênciaNasce primeiro clone de uma espécie em extinção nos EUA - Notícias

Nasce primeiro clone de uma espécie em extinção nos EUA – Notícias


Cientistas dos Estados Unidos clonaram pela primeira vez um animal norte-americano ameaçado de extinção. A clonagem deu origem a um furão de pés pretos que recebeu o nome de Elizabeth Ann.


A fêmea nasceu a partir de células congeladas de Willa, outro furão de pés pretos, que morreu há mais de 30 anos. Ela nasceu no dia 10 de dezembro de 2020, e a expectativa dos cientistas é de que o animal consiga acasalar para ajudar a resgatar a espécie do risco de desaparecer.


Hoje, todos os furões de pés pretos vivos descendem somente de sete indivíduos, o que limita a diversidade genética da espécie e afeta a continuidade da população. Além disso, sem essa diversidade, a espécie fica mais suscetível a doenças e possui uma taxa de fertilidade reduzida.



“Nós buscamos a experiência de valiosos parceiros para nos ajudar a explorar como podemos superar as limitações genéticas que impedem a recuperação do furão de pés pretos”, destacou Noreen Walsh, diretor do Service’s Mountain-Prairie Region, local onde está localizado o Centro Nacional de Conservação de Furões de pés pretos.


Um estudo preliminar revelou que o genoma de Willa, que deu origem a Elizabeth, possui três vezes mais variações genéticas únicas do que a população viva. Portanto, se o clone conseguir acasalar e se reproduzir com sucesso, fornecerá mais genes para a espécie.




A pesquisa foi realizada pelo Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA, cientistas da Revive & Restore, organização especialista na conservação da vida selvagem, e da  Associação de Zoológicos e Aquários dos Estados Unidos.


*Estagiário do R7 sob supervisão de Pablo Marques

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Mais Populares