Faturamento com vendas online cresceu 44,6% no Natal de 2020 – Imagem de Preis King – Pixabay
De código de cupons a datas comemorativas, veja algumas estratégias para implementar no seu site e incentivar as compras online
Presença e notoriedade são dois aspectos extremamente disputados no mundo dos negócios. No universo online não é diferente. Segundo um levantamento realizado pelo NZN Intelligence, 74% dos consumidores preferem realizar suas compras de forma digital, seja pela comodidade, agilidade ou pelos bons preços. Com isso, é preciso ter um diferencial que o destaque entre os demais. Só no Brasil, 82% dos consumidores têm acesso à internet, um campo de oportunidades para estimular as compras online e se sobressair em meio a tantas opções.
Para ter sucesso, empresas de diferentes segmentos adotam algumas estratégias que visam incentivar as compras online de forma atrativa a fim de impulsionar as vendas, como é o caso dos cupons de desconto ou códigos bônus como o bet365 codigobonus 2021, oferecidopara os usuários que fazem o primeiro depósito.
Antes de implantar as técnicas, é importante atentar-se aos motivos que podem impedir que um usuário compre em determinada loja. Os fatores podem incluir uma má usabilidade do site, informações de difícil compreensão, falta de segurança e poucas opções de pagamento, entre outros aspectos que podem impedir a finalização da compra.
Por isso, é importante estabelecer uma comunicação clara na relação com o consumidor e pensar na experiência do usuário, esclarecer como ocorre a venda e a entrega para assim suprir boa parte das dúvidas, que podem surgir, e conquistar esse possível cliente. A seguir destacamos algumas estratégias para incentivar as compras online que você deve apostar em 2021.
Cupom de desconto na primeira compra
Uma das principais estratégias adotadas em e-commerces é o cupom de desconto na primeira compra no site. Assim como os códigos de bônus, a aplicação desse método é um incentivo para impulsionar a venda, uma vez que o usuário pode não conhecer a loja e assim pode experimentar o produto ou serviço pagando um preço menor e iniciar uma relação com a empresa, com a finalidade de percorrer o caminho rumo à fidelização.
Use e abuse das datas comemorativas
As datas comemorativas são uma excelente alternativa para garantir boas vendas. As épocas especiais como Natal, Dia das Mães e Dia dos Namorados tendem a atrair um grande número de potenciais compradores e é comum acontecerem muitas compras por impulso, por conta da alta procura “em cima da hora” por produtos e também serviços. Se você comercializa produtos físicos, é a oportunidade de se diferenciar da concorrência oferecendo entregas rápidas e preço justo vinculado à qualidade. Entre as estratégias adotadas pela maioria das lojas online, está o vale presente ou cartão presente, que pode ser enviado pela internet para o presenteado. Os vales presentes podem ser de produtos como também de serviços, entre eles um curso online, ebooks, games ou até uma assinatura de um serviço de streaming.
Descontos e mais descontos
Não dá para negar, todo mundo adora promoções. Em uma pesquisa sobre consumo online realizada em 2019 pelo SPC (Serviço de Proteção ao Crédito Brasil) com a CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), 41% dos entrevistados constataram que as promoções são um dos fatores mais importantes para a escolha de uma loja online.
Com isso em mente, programar-se para divulgar anúncios desse tipo é uma excelente estratégia para incentivar as compras online, seja uma porcentagem de desconto ou ofertas como “Leve 3 pague 2” que estimulam o consumidor a adquirir um produto ou serviço.
Nessa mesma técnica, ainda é possível incluir outros métodos, como a ativação de cronômetros com contagem regressiva para o fim da promoção, adicionando uma dose de pressão e sensação de urgência para o consumidor que estiver em dúvida, destacando a vantagem dos descontos imperdíveis e estoques limitados.
A comparação de preços de forma explícita também é uma boa pedida. Ao usar termos como “de 39,90 por 24,90” a diferença dos valores pode demonstrar que a oferta está possibilitando a entrega de um valor menor que o comum, provocando a intenção de compra.
Desperte o desejo com a escassez do produto
Esta estratégia pode vir somada a das promoções com os cronômetros e empregar avisos como “últimas unidades no estoque”, acrescentam uma pitada de urgência aos anúncios, encorajando o consumidor a tomar uma decisão. A sensação de que em breve o item não estará mais disponível acelera o processo de compra, chamando a atenção e incentivando. Uma alternativa é ter um controle dos dados dos usuários que adicionaram o item ao carrinho mas não finalizaram a compra e enviar e-mail marketing alertando sobre as promoções e o estoque. Durante as pesquisas e comparações que o consumidor faz quando busca comprar alguma coisa pela internet, esses fatores são ótimos motivadores.